LÍNGUA PORTUGUESA:
A PESQUISA E O
TRABALHO EM SALA DE AULA
|
||
Encontro
|
Data
|
Conteúdo e Descrição do trabalho a ser realizado
|
1º
|
06/03
|
Maria José Nóbrega
Ensinar e
aprender Língua Portuguesa hoje: pesquisa e transposição didática
Descrição do trabalho a ser realizado:
1.
Contextualização
do curso que se inicia;
2.
Apresentação
dos consensos em torno dos eixos que orientam o trabalho com a área de Língua
Portuguesa;
3.
Apresentação
de uma sequência de atividades.
|
2º
|
13/03
|
Márcia Fortunato
Ensinar
a escrever
Descrição do trabalho a ser realizado:
1. Representação da situação de produção baseada
nos parâmetros de interação social;
2. Instâncias e tipos de operação na produção de
textos.
|
3º
|
20/03
|
Maria José Nóbrega
Ensinar gramática
funcional e textualidade
Descrição do trabalho a ser realizado:
1. Fatores de textualidade;
2. Planos estruturadores da linguagem.
|
4º
|
27/03
|
Elizabeth da Costa
O
processo de produção de artigo de divulgação científica
Descrição do trabalho a ser realizado:
1. Descrição do artigo de divulgação científica;
2. Apresentação da pesquisa;
3. Análise de um artigo de divulgação cinetífica;
4.
Possibilidades
de trabalho com o gênero em sala de aula.
|
5º
|
03/04
|
Ruth Sá
O
processo de produção do artigo de opinião
Descrição do trabalho a ser realizado:
1. Por que trabalhar com o artigo de opinião no
FII?
2. A produção inicial e o levantamento de saberes
e dificuldades dos alunos a partir da análise das regularidades linguísticas
recorrentes nos textos de referência;
3. Proposta de sequência didática para trabalho
com a sequência argumentativa.
|
6º
|
10/04
|
Tânia Uehara
O
processo de produção de resenhas
Descrição do trabalho a ser realizado:
1. Elementos discursivos e textuais
característicos do gênero resenha;
2. Análise de uma resenha
modelar e de produções de textos de alunos pouco
experientes;
3. Análise de gravação em áudio do processo de
produção da primeira versão de uma resenha realizada por uma dupla de
estudantes.
|
7º
|
17/04
|
Cínthia Siqueira
O uso
de expressões nominais no artigo de opinião
Descrição do trabalho a ser realizado:
1. Apresentação da pesquisa;
2. Breve descrição do artigo de opinião: análise
de um texto;
3. As funções cognitivo-discursivas das expressões
nominais e a argumentação;
4. Sequência de atividades: explorando o léxico na
construção da argumentação.
|
8º
|
24/04
|
Maria José Nóbrega
Ensinar
a ler
Descrição do trabalho a ser realizado:
1. A leitura como processo de construção de
sentidos;
2. Capacidades de leitura envolvidas no
processamento de textos.
|
9º
|
08/05
|
Andréa Schmitz-Boccia
Clubes
de leitura: a construção de sentidos em situações de leitura colaborativa
Descrição do trabalho a ser realizado:
1. Contextualização da ideia de "clube de
leitura";
2. Mudanças de hábitos leitores por meio da
participação em um clube de leitura;
3. Oficina: a leitura colaborativa e
dialógica na prática;
4. Possibilidades de aplicação da leitura
colaborativa em sala de aula.
|
10º
|
15/05
|
Cláudia Gazzola
O
processo de compreensão de obras literárias: “Até Passarinho Passa” de
Bartolomeu Campos de Queirós (conto de literatura infanto-juvenil)
Descrição do trabalho a ser realizado:
1. O texto literário e suas especificidades
2. A leitura do texto literário em contexto
escolar: o letramento literário.
3. Planejando sequências de atividades para a
leitura de textos literários.
|
11º
|
22/05
|
Lucy Wenzel
O
processo de compreensão de obras literárias: “Frankenstein” de Mary Shelley
(romance de terror)
Descrição do trabalho a ser realizado:
1. O ensino da leitura e escrita como prática
social: o ato de ler não é herança genética;
2. A importância da aprendizagem significativa na
compreensão leitora;
3. O letramento literário: as estratégias de
abordagem do texto literário.
|
12º
|
29/05
|
Fechamento: Mesa redonda
Descrição do trabalho a ser realizado:
Fechamento
do curso com a reflexão didática a respeito de questões trazidas pelo grupo
de participantes.
|
4 de março de 2012
Ementa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário