4 de março de 2012

Ementa


LÍNGUA PORTUGUESA:
A PESQUISA E O TRABALHO EM SALA DE AULA
Encontro
Data
Conteúdo e Descrição do trabalho a ser realizado
06/03
Maria José Nóbrega
Ensinar e aprender Língua Portuguesa hoje: pesquisa e transposição didática

Descrição do trabalho a ser realizado:
1.      Contextualização do curso que se inicia;
2.      Apresentação dos consensos em torno dos eixos que orientam o trabalho com a área de Língua Portuguesa;
3.      Apresentação de uma sequência de atividades.

13/03
Márcia Fortunato
Ensinar a escrever

Descrição do trabalho a ser realizado:
1.    Representação da situação de produção baseada nos parâmetros de interação social;
2.    Instâncias e tipos de operação na produção de textos.

20/03
Maria José Nóbrega
Ensinar gramática funcional e textualidade

Descrição do trabalho a ser realizado:
1.    Fatores de textualidade;
2.    Planos estruturadores da linguagem.

27/03
Elizabeth da Costa
O processo de produção de artigo de divulgação científica

Descrição do trabalho a ser realizado:
1.    Descrição do artigo de divulgação científica;
2.    Apresentação da pesquisa;
3.    Análise de um artigo de divulgação cinetífica;
4.    Possibilidades de trabalho com o gênero em sala de aula.

03/04
Ruth Sá
O processo de produção do artigo de opinião

Descrição do trabalho a ser realizado:
1.    Por que trabalhar com o artigo de opinião no FII?
2.    A produção inicial e o levantamento de saberes e dificuldades dos alunos a partir da análise das regularidades linguísticas recorrentes nos textos de referência;
3.    Proposta de sequência didática para trabalho com a sequência argumentativa.

10/04
Tânia Uehara
O processo de produção de resenhas

Descrição do trabalho a ser realizado:
1.    Elementos discursivos e textuais característicos do gênero resenha;
2.    Análise de uma resenha modelar e de produções de textos de alunos pouco experientes; 
3.    Análise de gravação em áudio do processo de produção da primeira versão de uma resenha realizada por uma dupla de estudantes. 
17/04
Cínthia Siqueira
O uso de expressões nominais no artigo de opinião

Descrição do trabalho a ser realizado:
1.    Apresentação da pesquisa;
2.    Breve descrição do artigo de opinião: análise de um texto;
3.    As funções cognitivo-discursivas das expressões nominais e a argumentação;
4.    Sequência de atividades: explorando o léxico na construção da argumentação.

24/04
Maria José Nóbrega
Ensinar a ler

Descrição do trabalho a ser realizado:
1.    A leitura como processo de construção de sentidos;
2.    Capacidades de leitura envolvidas no processamento de textos.

08/05
Andréa Schmitz-Boccia
Clubes de leitura: a construção de sentidos em situações de leitura colaborativa

Descrição do trabalho a ser realizado:
1.    Contextualização da ideia de "clube de leitura";
2.    Mudanças de hábitos leitores por meio da participação em um clube de leitura;
3.    Oficina: a leitura colaborativa e dialógica na prática;
4.    Possibilidades de aplicação da leitura colaborativa em sala de aula.

10º
15/05
Cláudia Gazzola
O processo de compreensão de obras literárias: “Até Passarinho Passa” de Bartolomeu Campos de Queirós (conto de literatura infanto-juvenil)

Descrição do trabalho a ser realizado:
1.    O texto literário e suas especificidades
2.    A leitura do texto literário em contexto escolar: o letramento literário.
3.    Planejando sequências de atividades para a leitura de textos literários.

11º
22/05
Lucy Wenzel
O processo de compreensão de obras literárias: “Frankenstein” de Mary Shelley (romance de terror)

Descrição do trabalho a ser realizado:
1.    O ensino da leitura e escrita como prática social: o ato de ler não é herança genética;
2.    A importância da aprendizagem significativa na compreensão leitora;
3.    O letramento literário: as estratégias de abordagem do texto literário.

12º
29/05
Fechamento: Mesa redonda

Descrição do trabalho a ser realizado:
Fechamento do curso com a reflexão didática a respeito de questões trazidas pelo grupo de participantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário